- Área: 414400 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Srirath Somsawat
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Parque Benjakitti é um parque urbano situado na antiga área da fábrica de tabaco, de propriedade do Departamento do Tesouro, Ministério das Finanças da Tailândia. O terreno abrange 720.000 metros quadrados e, após a realocação da fábrica de tabaco, ele foi transformado em um parque urbano em Bangkok.
Os conceitos do projeto foram, em primeiro lugar, melhorar a compreensão e o conhecimento público sobre ecologia, floresta, hidrologia e meio ambiente da comunidade urbana. Em segundo lugar, tornar-se uma "Iniciativa" de Desenvolvimento do Parque Ecológico. Por último, servir as comunidades urbanas e preservar o ambiente ecológico da cidade, mantendo 128.000 metros cúbicos de água na estação chuvosa e produzindo outros 1.600 metros cúbicos de água limpa por dia.
Com o clima de monções da Tailândia, inundações e secas são problemas significativos e constantes. Por isso, o projeto atua como uma grande "esponja" que retém a água na estação chuvosa e libera água na estação seca com uma capacidade de 128.000 metros cúbicos. A água do canal Phai Sing To, localizado ao lado do terreno, que está contaminada pelo escoamento urbano e esgoto, é purificada com biorremediação utilizando plantas de áreas úmidas, produzindo 1.600 metros cúbicos de água limpa por dia. O terreno é plano e baixo, com uma elevação média de apenas 0,5 metros. Grande parte de sua extensão era originalmente zona de pântanos com níveis elevados de água subterrânea. O método tradicional tailandês de agricultura foi utilizado para manter as raízes das árvores mais altas e, assim, evitar inundações. Além disso, foram feitas valas para ajudar a drenar a água e os canais de irrigação.
Este projeto transformou o solo de superfície de argila dura em um habitat úmido e esponjoso, permitindo que uma rica comunidade de plantas nativas se estabelecesse com uma irrigação mínima. Foram plantadas 5600 mudas de 360 espécies, que vão de árvores indígenas raras da bacia central do rio a plantas de pequeno e médio porte que fornecem sombra para ajudar no crescimento das mudas. Todas as árvores existentes no terreno foram preservadas e integradas ao desenho do parque.
O projeto utiliza técnicas de terraplanagem de corte e aterro dentro no terreno para definir um caráter mais claro a sua superfície. O material do solo dali foi reutilizado, assim como as pedras e concreto da demolição, como base da ilha e camadas de filtragem da água. Blocos de pavimentação de concreto existentes foram reutilizados como piso para estacionamento de bicicletas. As antigas fábricas de tabaco foram renovadas em vários edifícios de instalações.
O parque é acessível a todos, desde as pessoas da comunidade vizinha até as pessoas de Bangkok que desejam um espaço para se imergir neste ecossistema holístico. As ilhas dentro das áreas úmidas também servem como santuários para outras espécies buscarem refúgio. Toda a área do parque é conectada por uma passarela de 1,67 km de comprimento, com um design universal. A passarela é um caminho de lazer e aprendizado da natureza. Uma variedade de espaços, inclusivos para todas as idades e grupos, são integrados, como caminhos de bicicleta, caminhos sob a copa das árvores, passarelas, um jardim de cura, um gramado ensolarado e um pavilhão à beira-d'água com um anfiteatro. Os edifícios da antiga fábrica também se tornarão museus e centros esportivos, com tetos retráteis, sistemas de ventilação de cobertura e árvores para melhorar qualidade do ar interno, tornando os prédios energeticamente eficientes dentro de um orçamento limitado.
Criando um ecossistema holístico para a cidade, este parque florestal se tornará uma sala de aula botânica biodiversa para os habitantes de Bangkok.